Monday, August 1, 2016

Papa visita jesuítas em Cracóvia (En/Em Portugues)




Papa com jesuítas poloneses - AFP


30/07/2016 19:59

PARTILHA:






Cracóvia (RV) – O Papa Francisco, na tarde de sábado (30/07), fez uma visita não-programada aos jesuítas em Cracóvia. Um encontro simples e familiar, como nos relata o Padre Antonio Spadaro, Diretor da revista “Civiltà Cattolica”:



“Foi um encontro que não estava agendado, o que já tornou-se um hábito, porque o Papa Francisco encontra sempre – ou quase – os jesuítas durante as suas viagens. Foi um encontro muito bonito, muito simples, muito descontraído: saudou a todos, um por um, também abraçando alguns que já conhecia no passado, e depois disse que não tinha nenhuma vontade de fazer discursos; portanto, de dialogar juntos, de fazerem perguntas.... Foram feitas perguntas muito intensas a ele. Por exemplo, qual é o significado do trabalho universitário que faz a Companhia de Jesus, portanto, o trabalho com a cultura; o Papa disse que o empenho deve ser muito forte, deve ser um empenho “em saída” como diz ele seguidamente, isto é, um empenho que tem a ver com a realidade, não somente com a abstração e as ideias. E recomendou a serem muito próximos aos marginalizados, de serem muito distantes de um pensamento liberalista que coloca no centro o dinheiro e não a pessoa. E depois também falou do empenho como sacerdotes. Disse: “Hoje o risco é que um sacerdote não bem formado seja ou muito branco ou muito preto, que aja simplesmente aplicando mecanicamente normas. Pelo contrário – disse – é importante o discernimento, que deve estar ao coração da vida pastoral: o discernimento. E portanto é necessário ajudar os sacerdotes, os seminaristas, ao discernimento espiritual e isto – disse – é uma das missões fundamentais da Companhia de Jesus, hoje”.

O encontro, muito tranquilo, durou cerca de meia-hora, 40 minutos; o Papa saudou este grupo de cerca de 30 jesuítas, e estavam também os Provinciais. Presentes, além disto, 3 jovens estudantes do Instituto Superior dos Jesuítas de Cracóvia. Me tocou, pois a presença, na grande maioria, era de jovens: jovens jesuítas, também um grupo de jesuítas recém ordenados, portanto, dava uma impressão de uma grande renovação. O Papa sorriu muitas vezes, um riso de gosto... Devo dizer, um encontro muito bonito, muito intenso, porém de grande proveito, também de proveito espiritual”.

(JE)
JMJ Cracóvia 2016
30/07/2016 19:59



Fuente: http://br.radiovaticana.va/news/2016/07/30/visita_do_papa_aos_jesu%C3%ADtas_da_pol%C3%B4nia/1248171 .


.

No comments:

Post a Comment